Justiça confirma direito de vice… não é a primeira vez em Campinas

 

Se o assunto é direito do vice, realmente a Câmara de Campinas não respeita nem tem interesse em fazê-lo: cabe à Justiça. Ontem o juiz Roby Gídaro determinou que nosso vereador Josias Lech assumisse a vice-presidência da Câmara. Josias era 2º vice-presidente e, com a saída de Thiago Ferrari do cargo de 1º, naturalmente teria de assumir, mas não era o que pensava a Câmara.

 

A maioria dos nobres vereadores queria fazer uma nova eleição, contrariando toda a lógica do mundo: se existe um segundo vice é para substituir o primeiro, se não para que ter um? Mas coube ao juiz explicar aos nobres edis que “não faz sentido” eleger um segundo vice se for para ele ser figura decorativa.

 

É claro que não é novidade alguma a Câmara Municipal de Campinas não respeitar os direitos de um vice. Quando eu assumi a prefeitura pela primeira vez, em agosto de 2011, a Câmara votou pelo meu afastamento do cargo de prefeito, contrariando a lei, e a Justiça me colocou de volta. Depois, em outubro, a Câmara me afastou de novo e 15 dias depois o Tribunal de Justiça me reconduziu ao cargo.

 

Depois disso veio o golpe, a cassação injusta, da qual também estou recorrendo na Justiça. Como se vê, a situação pela qual Josias Lech passou não é nova, pelo contrário: quando se trata de respeitar direitos legítimos de um vice, seja ele vice-prefeito ou 2º vice-presidente da casa, a atitude da Câmara é sempre a mesma, a de seguir seus interesses próprios independentemente do que é correto.

Anúncios

Sobre demetriovilagra

Prefeito de Campinas-SP
Esse post foi publicado em artigos / opinião, notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s