Unidos, voltaremos a crescer

Demétrio Vilagra

Cheguei a esta cidade há mais de quarenta anos. Meus pais criaram doze filhos com os frutos do suor da lavoura e eu não era diferente, desde menino ajudava na plantação e na venda da produção para auxiliar minha família. Vim para Campinas, como muitos, para estudar e trabalhar. Fiz o colegial na antiga escola Carlos Francisco de Paula, ali na esquina da Brasil com a Orosimbo Maia, ao mesmo tempo em que trabalhava na General Eletric.

Estudei Administração de Empresas na PUC-Campinas, fui trabalhar na Replan em Paulínia, fiz carreira, tive e criei meus filhos nesta cidade que tanto amo. Já era petroleiro aposentado quando o saudoso prefeito Toninho me convidou para trabalhar como gerente financeiro da Ceasa, da qual vim a assumir a presidência nesta gestão.

Tenho orgulho do trabalho que realizei ali – todas as nossas contas foram aprovadas pelo TCE – e cito apenas duas entre as muitas razões para isso: temos hoje uma das melhores e mais baratas merendas do país e nosso banco de alimentos distribui toneladas de comida a milhares de pessoas carentes da cidade.

Nestas mais de quatro décadas, vi Campinas mudar e crescer. Nos últimos dez anos, esse crescimento foi relevante e impressionante. É consenso na cidade que foram realizadas obras necessárias e fundamentais, como a nova rodoviária, a conclusão do túnel, o hospital Ouro Verde, inúmeras Naves-Mãe, o Pronto-Socorro do Campo Grande, o Bilhete-Único, milhares de unidades habitacionais entregues. Muito há, porém, ainda a ser feito.

Quando esta gestão foi eleita, em uma coligação multipartidária, a população votou em um plano de metas, que precisa ser finalizado – de maneira legal, transparente e ordenada – pelo bem de Campinas.

Quero deixar claro que assumi na eleição um compromisso com a cidade: cumprir este plano de metas definido por uma coligação multipartidária e aprovado pela maioria dos eleitores. Não compactuo, no entanto, com o erro. O que tiver de ser corrigido, será, de maneira ética e clara.

Mas para que Campinas volte a crescer em um ritmo adequado, com desenvolvimento social e humano, é preciso que neste momento toda a sociedade se una. A Câmara Municipal e Prefeitura precisam concentrar esforços em prol do município.  É fundamental que a classe política, os movimentos sociais, empresários, comerciantes, conselhos municipais, entidades de classe, lideranças de bairro, trabalhadores e cidadãos de todas as matizes coloquem de lado suas diferenças e juntos trabalhemos por Campinas. Unidos, voltaremos a crescer.

Quero destacar também que, como cidadão, como político e como petista apóio totalmente as investigações do Ministério Público não só em Campinas como nas demais prefeituras, governos estaduais e diversos poderes e órgãos que estão sendo investigados.

Mais ainda, espero não apenas que se cumpra a lei, mas que haja Justiça. Neste sentido, tenho a consciência limpa. Nada fiz de errado ou ilícito, minha vida é transparente, meu patrimônio é condizente com meus recebimentos.

Confiemos, então, na Justiça, e façamos todo o possível para que esta gestão e este plano de metas possam ser concluídos em um espírito de colaboração, trabalho e transparência, para que Campinas – que é maior que todos nós – possa crescer e se fortalecer cada vez mais.

*Demétrio Vilagra é vice-prefeito eleito e deve ser empossado nesta terça como prefeito de Campinas

(artigo publicado no Correio Popular de hoje, 23/08/2011)

Anúncios

Sobre demetriovilagra

Prefeito de Campinas-SP
Esse post foi publicado em artigos / opinião. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s